
A logo vai ser, em grande parte dos casos, a primeira impressão que clientes e parceiros em potencial terão do seu negócio. O trabalho de uma marca memorável é causar o efeito certo, dando confiança ao seu público da sua excelência profissional.
Diversas empresas que procuram a Agência MCS já possuem logo, porém muitas vezes estes foram feitos sem planejamento e não representam adequadamente a marca. Um dos principais serviços que oferecemos é o planejamento e redesenho de logo e desenvolvimenbto de identidade visual.
Com o escritório Mazzola & Dovizinski Advogados Associados foi necessário um projeto renovado desde a sua base, mas que ao mesmo tempo remetesse às identidades anteriores, para não alienar a clientela já estabelecida.
Chamamos isso de “Evolução da Marca”.
Etapa 1: Identificar as fraquezas da logo anterior
A logo anterior do Mazzola & Dovizinski Advogados Associados, embora sem maiores defeitos gráficos, ainda era desprovida de personalidade. Caso não for facilmente identificada em comparação aos seus concorrentes, uma marca se perde no meio da concorrência, ainda mais em um mercado tão competitivo como o do direito.
A tipografia serifada não representa a modernidade do escritório e a falta de elementos auxiliares deixa apenas um tratamento de fonte que não comunica qualidade alguma.
As cores, porém, são interessantes. Além de serem distintas dentro da área, fugindo do lugar-comum do direito que geralmente utiliza cinza com preto ou dourado com preto, ao manter o verde e cinza-escuro conseguimos manter uma linha entre a velha e a nova marca.
Etapa 2: Tipografia
O objetivo desta etapa foi encontrar uma tipografia forte e angular, pois precisa remeter ao dinamismo e competência do escritório.
A família ArcaMajora-Heavy for perfeita pois, além dos ângulos impactantes, as letras se encaixam em suas curvas e retas para criar um senso maior de unidade, característica essencial de um escritório com profissionais diversos que agem tanto separadamente como em grupo.
Neste caso concluímos que, apesar da tipografia já ser mais coerente com a proposta, ainda é necessário um símbolo que consiga sintetizar e agregar ao conceito.
Etapa 3: Símbolo
Uma das vantagens da tipografia escolhida é o encaixe natural das iniciais M e D. Buscamos criar um monograma a partir desses elementos, algo que ao mesmo tempo é clássico e traz integridade como, em conjunto com a tipografia e paleta de cores, é contemporâneo e atualizado.
O enquadramento ao redor das inicias é remetente de uma insígnia e a união das duas letras a partir de linhas verticais verdes unifica o símbolo ao mesmo tempo em que reforça os traços fundamentais da tipografia.
O resultado foi uma marca tanto única como unificada, mas sempre condizente com o seu mercado e com as características do escritório Mazzola & Dovizinski Advogados Associados.
Resultado:
Sempre precisamos considerar as particularidades de cada cliente. Mesmo norteadores contraditórios, como serem de uma área tradicional como a do direito e buscarem se modernizar para as novas necessidades do mercado, precisam ser equilibrados e funcionar em conjunto na nova logo.
Uma vez estabelecida a linha gráfica e conceitual, os materiais impressos e digitais são elaborados para expressar a versatilidade da linguagem visual, que sempre se adapta ao uso enquanto mantém uma coerência de estilo e elementos.
Continue acompanhando nosso blog e saiba um pouco mais sobre nossos trabalhos e processo de criação de identidade visuais.